(11) 4685-1316  (11) 4685-0085
ENSINO MÉDIO ( NOVO )
O NOVO ENSINO MÉDIO

Nós, da Escola Tancredo Neves, temos o orgulho de apresentar uma proposta para melhorar ainda mais a nossa forma de ensinar. Somos diretores, coordenadores, orientadores e professores, todos juntos estudando o movimento atual da educação, alinhados ao BNCC e mirando sempre o futuro dos nossos alunos. Estamos trabalhando duro, empenhados para oferecer, sempre, o que há de melhor.

Mas, por que mudar o Ensino Médio???

O novo modelo do Ensino Médio está sendo organizado pelo governo federal (MEC) e tem como principal objetivo tornar este ciclo mais atrativo, mais envolvente para o aluno. Há muitas mudanças acontecendo na sociedade, a internet redesenhou o mundo e a velocidade de transmissão da informação. Hoje, todo aluno está a um clique da informação, a escola perdeu o posto de exclusiva fonte de conhecimento, cada indivíduo consegue, por si, acessar qualquer conteúdo que será ministrado pelo professor. A escola tem ficado sem novidades, desinteressante, e os números do abandono escolar estão alarmantes. O Novo Ensino Médio vem a acompanhar as mudanças da sociedade, visa atingir os alunos de maneira significativa, reformulando a oferta da educação de acordo com as novas demandas. As mudanças serão implementadas paulatinamente, à medida que o MEC disponibiliza os parâmetros, e devem ser organizadas, segundo a lei, em 2020.

Nós da ETN já estamos à frente.

Uma parte do conteúdo é obrigatória, imprescindível, e varia de acordo com o ano sendo cursado. A outra parte será escolhida pelo aluno, que comporá o restante da carga horária com aulas concernentes às áreas do conhecimento.

Clique aqui para saber mais sobre o Novo Ensino Médio

O primeiro curso sendo realizado dentro da nova proposta é o curso de Metodologia do Trabalho Científico, que está na área de linguagens. O curso foi criteriosamente elaborado pelo professor Raul, que ministra as aulas de Química no Ensino Médio. Os alunos que concluírem com êxito o curso receberão um certificado, logo após submeterem um trabalho de conclusão de curso aos examinadores.

Metodologia do Trabalho Científico

Ei, você que está lendo este texto, já parou para pensar quanto tempo demorou para tornar realidade este celular ou tablet ou computador que está usando? Ou então, esses óculos e/ou lentes de contato, quanto tempo levou para serem criados? Não sei dizer ao certo o tempo que levou para que tais tecnologias se tornassem realidade, porém, posso afirmar, que a maior parte do tempo usado para construção dessas tecnologias foi com pesquisa.

Nenhum conhecimento surge do nada (nem mesmo quando falamos sobre senso comum), toda tecnologia disponível surgiu a partir de muita pesquisa sobre o assunto, por isso, tão importante quanto desenvolver um celular ultramoderno ou um veículo revolucionário, é saber realizar uma boa pesquisa.
Uma boa pesquisa pode ser feita de diversas formas, contudo, se não houver padronização da forma como uma pesquisa é feita, fatalmente teremos uma confusão grande quanto às informações obtidas neste processo. Desta forma, faz-se deveras importante que todo pesquisador saiba como realizar sua pesquisa, baseando-se em normas e padrões adotados no Brasil e no mundo.

Nosso curso de Metodologia do trabalho científico nasce com este propósito, formar, já na adolescência, pessoas capazes construir conhecimento de um modo formal e coeso, ou seja, de modo correto, científico. Vamos além disso, o pensamento científico pode ser usado em diversos aspectos do cotidiano de nossos alunos, principalmente quando precisam resolver qualquer tipo de “problema impossível da adolescência”, o método científico permite organizar as ideias e as tratativas adequadamente. 

Raul é licenciado e bacharel em Química.
Ministra Química no Ensino Médio e Ciências no 9º ano do Ensino Fundamental.



Rua Henrique de Moraes Camargo, 300
Jardim Santa Cecília - Taboão da Serra - SP - Cep: 06767-320

Desenvolvido por:

Copyright © 2019 - ETN OBJETIVO